Inicial
Notícias
Inscrições
Trabalhos aceitos
Certificados
Contato
More
ANA CLÁUDIA KASSEBOEHMER
Possui Bacharelado, Licenciatura e Mestrado em Química e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é docente do Instituto de Química de São Carlos IQSC/USP. É docente dos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura Semipresencial em Ciências e Bacharelado em Química e orienta estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado na área de Educação Química. É a atual tutora do Programa de Educação Tutorial PET/IQSC. Pesquisa principalmente sobre os seguintes temas: método investigativo no ensino de Ciências; Divulgação científica em espaços não-formais.
ANDREA SANTOS LIU
Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2014), mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006). Atualmente é professora em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Novos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: polipirrol, alumínio e corrosão.
CARLOS FERNANDO BARBOZA DA SILVA
Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Licenciatura em química pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Doutorado em Química - Eberhard Karls Universität Tübingen (2005). Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cristalografia, fotoluminescência e eletroluminescencia de compostos de terras raras. Atualmente coordena o curso de Licenciatura em Química e desenvolve projetos na área de Ensino de Ciências.
EMANUEL CARLOS RODRIGUES
Emanuel Carlos Rodrigues é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Barretos, onde leciona diversas disciplinas da Área de Química nos Cursos Técnicos e de Licenciatura. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Síntese, Caracterização e Análise Térmica de Substâncias no Estado Sólido; Simulação de Conceitos Químicos Utilizando Software de Animação Gráfica de Plataforma Livre; Controle de Qualidade de Água (Determinação de Parâmetros Físico-Químicos) e Gerenciamento de Resíduos de Laboratórios de Ensino e Pesquisa. Possui Pós-Doutorado e Doutorado em Química pelo Instituto de Química de Araraquara - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009 e 2006, respectivamente), Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2004), Bacharelado em Química pela Fundação Educacional de Barretos (1999), Licenciatura Plena em Química pela Fundação Educacional de Barretos (1998) e Graduação em Engenharia Elétrica - Habilitação Eletrônica pela Fundação Educacional de Barretos (1996).
FABIANA TEREZINHA SARTORI ZATITI
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia, Doutora em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Sertãozinho e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação. Área de interesse: Educação. Local de Atuação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, professora efetiva de química em Educação Básica II desde 2012.
GLÁUCIA MARIA DA SILVA DEGRÈVE
Bacharel e Licenciada em Química pelo Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Ciências (Físico Química) pelo Instituto de Química da USP de São Carlos. Atualmente é professora do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Ensino de Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química.
GUSTAVO PIMENTA RICCI
Docente de ensino superior e ensino médio. Tem trabalhado com abordagens interdisciplinares para o ensino de Ciências, com ênfase em metodologias problematizadores e Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). É coordenador institucional do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da CAPES) da Universidade de Franca.
JOÃO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Professor adjunto do departamento de Física, Química e Matemática da universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba. Atua na área de Ensino de Química. Doutor e mestre em Ensino de Ciências (modalidade Química) no Programa Interunidades da Universidade de São Paulo. Professor permanente do programa de pós graduação em educação da UFSCar (PPGEd-Sor). É integrante do GEPEQ. Foi especialista da equipe técnica de química da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo no período de 2008 a 2013. Professor efetivo de Química da rede estadual entre 1998 a 2008. Atualmente é coordenador do subprojeto de Química do PIBID na UFSCar campus Sorocaba.
JOSÉ OTAVIO BALDINATO
Graduado em Química com mestrado e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Atua como Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - campus São Paulo) e coordena as atividades do Grupo Faraday de Pesquisa em História da Ciência, orientando trabalhos na interface entre as áreas de história da ciência e ensino, com ênfase em história da química.
KARINA APARECIDA DE FREITAS DIAS DE SOUZA
Bacharel em Farmácia-Bioquímica (2000) pela UNESP e Licenciada em Química (2009) pela UFSCar. Possui Mestrado (2007) em Química pelo Instituto de Química da UNESP e Doutorado em Ciências (2012) pelo Instituto de Química da USP. Desde 2005 atua na área de Educação, com especial interesse na História e Filosofia da Química e seus desdobramentos no processo de ensino e aprendizagem. Como tema de pesquisa mais atual pode-se destacar a análise dos processos de construção e comunicação do conhecimento científico sob a perspectiva da semiótica peirceana. Como fruto da atuação docente no Instituto Federal de São Paulo - campus Salto - desde 2010, tem, ainda, a constituição dos cursos de ensino médio integrados ao ensino técnico como tema de interesse.
KEILA ANGÉLICA PERON
Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo/USP (2016). Mestre em Ciências (enfase em Química Analítica/Ambiental) pela Universidade de São Paulo/USP (2007) . Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho /UNESP, graduação em Bacharelado em Química Tecnologica pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/UNESP, e Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Química pela Universidade de São Paulo/USP . Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: titanato de bário, pechini, cromatografia , fármacos em efluentes, educação, ensino médio e superior. Desde 2010 é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho. De agosto de 2012 a dezembro de 2014 foi coordenadora de área do projeto PIBID (IFSP editais 02/2009 e 61/2013). Tutora do PETSRTQUI desde janeiro de 2017.
LUIZ HENRIQUE FERREIRA
Graduado e mestre em Química pelo Instituto de Química de São Carlos/USP e doutor em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. É Professor Associado IV do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos e revisor de diversos periódicos. Coordena as atividades do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química (LENAQ/UFSCar) e orienta pesquisas principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores de Química, Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Didáticos e Experimentação para o Ensino.
MÁRCIO JOSÉ DOS REIS
Possuo graduação em Bacharelado em Química com Habilitação Tecnológica e Licenciatura Plena em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto -USP (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2009), em Físico-Química, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Atualmente, sou graduando em Pedagogia pela Universidade de Franca. Possuo experiência no Ensino de Química atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior tanto na graduação quanto na pós-graduação. Também na Área de Ensino de Química, venho desenvolvendo pesquisa especialmente em Experimentação com a Metodologia Investigativa e A Problematização no Ensino de Química tendo, no momento, cinco Trabalhos de Mestrado concluídos. Em Físico-Química e Química do Estado Condensado tenho experiência nos seguintes temas: Síntese e Caracterização de Hidróxidos Duplos Lamelares e sais duplos lamelares, Adsorção, Intercalação de moléculas orgânicas em matrizes inorgânicas sintéticas, intercalação e funcionalização de argilas naturais, e liberação sustentada de fármacos.
MARIA JOSÉ DOS SANTOS
Possui Doutorado em Ciências pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP (2015), Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda , especialização em Didática e Metodologia para o Ensino Superior, graduação em Licenciatura Plena em Química e Química Industrial. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Sertãozinho, dos seguintes cursos: Licenciatura em Química, Técnico Integrado em Química e Automação Industrial. Tem experiência na área de Ciências, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, contextualização, ensino de química e livro didático.
MÔNICA MARIA BIANCOLIN
Possui doutorado em Ensino de Ciências - modalidade física pela Universidade de São Paulo, concluído em maio de 2014. Possui graduação em licenciatura em física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro -1986) e mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (2008). Tem trabalhando com os seguintes assuntos: imaginário de estudantes de física e professores de física do ensino médio, natureza da ciência, formação de professores e abordagem educacional bio-cognitiva.Atualmente é professora do IFSP - campus Suzano, em regime de dedicação exclusiva.
PAULO SERGIO CALEFI
Doutor em Ciências (Química) pela Universidade de São Paulo (2003). Mestre em Ciências (Química) pela Universidade de São Paulo (1999). Graduado em Química, Licenciatura (1998) e Bacharel (1996), pela Universidade de São Paulo. Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2004), Graduado em Licenciatura em Física (2006) pela Universidade de Franca. É professor do Curso de Licenciatura em Química e Coordenador e Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Sertãozinho. Desenvolve pesquisa sobre Metodologias Problematizadoras, Ensino por Indagação, Contextualização e Abordagem CTS no Ensino de Química/Ciências e na Formação de Professores.
RICARDO CASTRO DE OLIVEIRA
Licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela UFSCar e Doutor em Ciências, área de concentração Química pela UFSCar. Desenvolve trabalhos na área de Ensino de Química, especialmente voltados para a Experimentação, Materiais Didáticos e Formação Inicial e Continuada de Professores. Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Química e do Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Câmpus Catanduva.